quarta-feira, janeiro 22, 2025

DARF em atraso? Veja o que fazer

Receita Federal / Imposto de Renda

Saiba como regularizar suas pendências com a Receita Federal

Inscreva-se no Telegram da MeuIR e não perca nenhuma notícia de última hora!

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

DARF. Essa é a sigla utilizada para a descrição de Documento de Arrecadação das Receitas Federais. Esse documento é utilizado pelos cidadãos brasileiros e pelas empresas de iniciativas privadas para efetuar os pagamentos de tributos para a Receita Federal, e posteriormente para o Ministério da Fazenda.

Entretanto, essas DARFs possui limites datados de pagamentos, ou seja, existe um vencimento após o período que a DARF foi gerada ou legalmente informada pelos órgãos superiores através de documentos oficiais. Caso você tenha deixado esse prazo vencer, irá ocorrer juros e multas de atraso.

Como pagar uma DARF?

Se você chegou até aqui significa que possui DARF para pagar, essa qual você provavelmente não calculou ou nem sabe quanto é o valor para pagamento, ou então, já tem ciência dos preços e não pagou por causa do bolso que deu uma apertadinha nos últimos tempos com as quedas da bolsa de valores, ou então, você está apenas atrás de conhecimento para se prevenir de erros futuros.

Existe diversas formas de pagar e/ou gerar uma DARF, entretanto separamos as duas mais comuns e fáceis para você:

  • Pelo próprio site da Receita Federal caso você já esteja em pendências;
  • Pelo Sicalc Web, site atualizado de geração de DARFs (Recomendamos)

As DARFs sendo um documento único para pagamento de impostos, você deverá saber o valor exato para evitar situações problemáticas, para isso será necessário calcular o mês em que essa DARF está proposta. Por exemplo, caso você tenha operado na Bolsa de Valores, deverá contratar um contador/assessor para conseguir realizar os cálculos e abater prejuízos, descobrindo assim qual valor você deve para a Receita Federal. Caso não tenha ninguém para fazer isso por você, clique aqui e ajuste seu CPF com a Receita Federal realizando os pagamentos das DARFs e fazendo a sua Declaração de Imposto de Renda.

Através do site da Sicalc Web você conseguirá gerar essa DARF automaticamente já com valor de juros e multas estabelecido pela Receita. Só basta saber o valor de tal DARF e qual mês você precisará pagar. Lembrando que essa DARF deverá entrar na sua Declaração de Imposto de Renda como IMPOSTO PAGO.

Para você pagar uma DARF, deverá saber o preço que ela possui e também o Código da Receita.

Clique aqui para descobrir os Códigos da Receita.

Caso você tenha operado na bolsa de valores, o seu Código da Receita será de 6015.

Como pagar uma DARF em atraso?

Mesmo estando em atraso essa DARF poderá ser paga normalmente pelas contas bancárias ou por bancos físicos presencialmente. Lembrando que somente os bancos “tradicionais” que possuem pagamentos de DARFs. A maioria dos bancos digitais não possuem tal parceria com a Receita Federal. Após a utilização do Sicalc Web (site oficial da Receita), ela irá gerar a sua multa/juros automaticamente.

Multas e juros DARFs

A Receita Federal impõe juros de atrasos no pagamento das DARFs, que são eles 0,33% por dia de atrasos após o vencimento, com valor limitado ao máximo de 20%, para a felicidade do contribuinte.

Também tem de forma composta outro “juros” que na verdade chamamos de multa, que está atribuído em 1% ao mês de atraso após a data do vencimento.

Conclusão

Após saber os valores, deverá imitir a DARF junto com seu contador/assessor e realizar o pagamento da mesma. Após isso, deverá declarar os valores pagos e que estavam em débitos. Caso você precise de ajuda para isso clique aqui.

Comentários

1 thought on “DARF em atraso? Veja o que fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *