Utilizar o CPF em compras e designações financeiras é algo óbvio e obrigatório na vida dos brasileiros, já que o conjunto de 11 números representa a vida do cidadão brasileira, de que também é possível a utilização do documento para diversas finalidades, desde situações burocráticas até vantagens com empresas privadas.
Nos dias de hoje, diferente do passado, o CPF já está sendo usado para quaisquer situações do nosso cotidiano, sobre pesquisas no Brasil inteiro, foi identificado que é mais fácil o brasileiro saber o número do CPF de cabeça, que o seu próprio RG.
Então se seu CPF está pendente de regularização, sua vida poderá ser prejudicada no lado do fisco, que pode receber impedimentos para fazer situações e ações básicas do cotidiano, como abrir contas em empresas privadas, contas bancárias e tirar passaportes para viagens.
Se o seu CPF ficar pendente de regularização pela falta de informação detalhada e declarada na Declaração de Imposto de Renda de Pessoas Físicas (DIRPF) que são feitas anualmente, a sua vida financeira acaba sendo pausada pela Receita Federal, e até possível perder relações com seus cartões de créditos, e também receber até bloqueios em algumas empresas privadas, como bancos ou corretoras.
Para que sua situação seja resolvida, será necessário entregar a sua Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) para a Receita Federal com as informações necessárias (onde você possui até 5 anos para retificação). A regularização é quase que imediata, resolvida em até 72h após o envio da declaração.
O que pode deixar o CPF irregular?
Seu CPF poderá ficar suspenso quando há algo errado, incompleto ou incosistente no cadastro do contribuínte. As situações mais corriqueiras e comuns no cotidiano em relação a esse assunto, são inconsistências que possam obter na Bolsa de Valores, já que a Receita Federal sabe todas as informações de imposto retido na fonte (IRRF), pois as corretoras enviam para a Receita Federal através do dedo-duro.
Para descobrir se o seu CPF está pendente, basta entrar no site da Receita Federal abaixo e seguir o passo a passo
Como descobrir se o seu CPF está Pendente de Regularização?
Para acessar o site próprio da Receita Federal, basta clicar no link abaixo, ou melhor ainda fazer em nosso próprio site a pesquisa, veja só:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/ConsultaSituacao/ConsultaPublica.asp <- Link direto
( Comprovante de Situação Cadastral no CPF (fazenda.gov.br) ) <- Ou clicar aqui.
Coloque os seus dados no próprio site da Receita Federal!
Situações Cadastrais
No momento da consulta uma das opções aparecerá para você. Veja a qual apareceu e saiba o que fazer:
- Regular: seu CPF está ok, porém se operou na bolsa e não informou, é questão de tempo para sair desse status;
- Pendente de regularização: ocorre na maioria dos casos. Seu CPF precisa ser regularizado antes que evolua para algo pior;
- Suspenso: o cadastro do contribuinte não está correto;
- CPF de pessoa falecida: o dono do CPF faleceu e a Receita Federal já está ciente.
O CPF pendente de regularização significa que o cidadão deixou de informar seus resultados para a Receita Federal.
Como a Receita te encontra? A resposta é simples. A corretora informa o “dedo-duro” para a Receita, e nessa informação está seu CPF como ativo e contribuinte no mercado financeiro.
Como regularizar o CPF com pendências
Para resolver sua situação, você deverá calcular todos seus extratos de operações, e identificar resultados isentos, não isentos, darfs a pagar, darfs já pagas, bens e direitos (fechamento acionária anual) e dividendos. Após possuir todas essas infos em mãos, deverá informar na declaração de imposto de renda.
É uma situação embaraçosa para quem não entende do assunto.
Para isso, procure um contador de sua cidade, ou entre em contato conosco, pois somos uma equipe especializada no assunto e já resolvemos diversos CPFs: Atendimento via WhatsApp
Inscreva-se no Telegram da MeuIR Portal e não perca nenhuma notícia de última hora!
3 thoughts on “Como saber se devo algo para Receita ou se meu CPF está pendente?❗”