quarta-feira, janeiro 22, 2025

Sistema financeiro EUA é bomba relógio, e crise bancária é pior que o de 2008

Geral Outros

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou que o setor bancário dos EUA está seguro e resiliente após o aumento das taxas do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC). Entretanto, as ações da PacWest caíram 50% depois que a administração indicou que a existência da instituição financeira estava em risco, apenas duas horas depois da declaração de Powell. Isso pode ser um sinal de que o banco central dos EUA não está interpretando corretamente a situação ou que as declarações do presidente do Fed são apenas frases vazias. Independentemente do que seja verdade, há um grande problema nos EUA, como explicado por Michael Snyder.

Segundo Snyder, a atual crise bancária é pior do que a crise financeira de 2008, com três bancos falidos até agora tendo ativos de US$ 532 bilhões, o que é mais do que os 25 bancos que fecharam definitivamente na crise anterior, que possuíam US$ 373,6 bilhões em ativos. Snyder também acredita que a consolidação no setor bancário está longe de terminar e que muitos bancos dos EUA estão em uma grande quantidade de empréstimos podres.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

O vice-presidente da Berkshire Hathaway, Charlie Munger, concorda com Snyder e disse que muitos bancos estão sentados em uma enorme montanha de empréstimos podres. O colapso dos preços dos imóveis comerciais ameaça desencadear um enorme tsunami de inadimplência. Os bancos precisam ajustar seus balanços porque os imóveis depositados como garantia estão perdendo valor rapidamente, mas também precisam lidar com o número crescente de inadimplências.

A única coisa que pode evitar um grande fiasco agora seria cortes nas taxas do Fed, mas estes parecem estar se distanciando cada vez mais. O relatório de empregos nos EUA mensal não mostrou sinais de desaceleração perceptível na sexta-feira, com 253.000 novos empregos. A inflação salarial melhor do que o esperado de 4,4% também diminui as esperanças de uma desaceleração da inflação. Powell tentou tranquilizar os participantes do mercado em sua coletiva de imprensa, mas ninguém parece estar convencido disso.

Leia também: Ações da bolsa: analistas prevê small caps com ganhos acima da Selic para os próximos 12 meses – MeuIR – Notícias IR Bolsa

Os problemas iminentes nos mercados financeiros parecem ser muito urgentes e os investidores estão aumentando seus riscos na busca por rendimentos, sempre acreditando que o Fed se apressará em ajudar com cortes maciços nas taxas de juros. Bilhões de dólares estão sendo retirados dos bancos, que são despejados em fundos do mercado monetário com juros de 5%. O problema no setor bancário está, portanto, se tornando cada vez mais agudo. Snyder acredita que veremos uma onda de consolidação no setor bancário como nunca vimos antes e que o pior ainda está por vir. Cada vez que cai um dominó, é sinal de que o relógio está correndo e o sistema financeiro americano está ficando sem tempo.

Inscreva-se em nosso Newsletter!

Receba nossas recentes notícias antes que a grande massa. É gratuito!

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

Mais notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *