quinta-feira, janeiro 23, 2025

Nubank: apresenta plano à CVM para fechar capital no Brasil

Ações / Mercado Financeiro Geral

Em setembro, o Nubank deixou claro sua intenção de sair do mercado de ações no Brasil, menos de um ano após listar seus recibos de ações (BDRs) na B3 e abrir o capital em Nova York. Em dezembro a CVM finalmente atendeu o chamado deles e permitiu a saída do mercado de capitais no Brasil. Nos últimos dias o Nubank anunciou que fará um novo pedido à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para deixar o mercado de capitais brasileiro.

O processo para saída como uma empresa de capital aberto é sempre o mesmo. A fintech passará a negociar apenas BDRs Nível I, permitindo que ela se torne comparável a empresas estrangeiras e deixe de se submeter às normas da CVM. Os investidores que possuem os papéis atuais do Nubank na B3 têm três opções.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

Existem três opções para os investidores que possuem os papéis do Nubank na B3 após a empresa anunciar sua intenção de deixar o mercado de capitais brasileiro. A primeira é receber as ações que dão lastro aos BDRs e que são negociadas na Bolsa de Nova York (Nyse). Para isso, o investidor precisa ter pelo menos seis BDRs e uma conta ativa em uma corretora nos Estados Unidos, já que cada recibo de ação na B3 equivale a 1/6 de ação ordinária classe A do banco digital em Nova York.

Leia também: Agenda de Dividendos: saiba a data de corte das ações que pagarão dividendos em abril, e lucre com elas – MeuIR – Notícias IR Bolsa

A segunda opção é receber os novos BDRs Nível I na mesma proporção na B3. Com isso, a fintech passará a negociar apenas BDRs Nível I, o que permitirá que ela se torne comparável a empresas estrangeiras e deixe de se submeter às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por fim, a terceira opção é vender os papéis em um processo coordenado pela companhia (sale facility).

O banco argumenta que o encerramento de suas atividades como uma empresa de capital aberto no Brasil é uma medida para melhorar a eficiência de seus processos e reduzir custos.

O Nubank recebeu autorização da CVM em dezembro de 2022 para fechar o capital, mas teve que fazer ajustes na forma como os investidores poderiam escolher as opções. Agora, seguindo as orientações da CVM, o banco digital fez as alterações no plano, que será submetido a uma nova análise da autarquia e da B3.

Na nova versão, os investidores terão 30 dias para decidir entre as três opções disponíveis. Se o investidor não se manifestar, o banco usará a opção “sale facility”, que venderá as ações na Nyse que dão lastro aos recibos de ações negociados na B3. O valor será convertido em reais e distribuído aos detentores dos BDRs, com base no preço médio por ação praticado na venda, após impostos.

O Nubank possui clientes chamados NuSócios que receberam um BDR do banco durante a abertura de capital. Não está claro se esses clientes terão as mesmas opções que os demais investidores.

Inscreva-se em nosso Newsletter!

Receba nossas recentes notícias antes que a grande massa. É gratuito!

Apesar da preparação do Nubank para fechar o capital, os BDRs Nível III continuam sendo negociados na B3. Em questão de preço na bolsa de valores, desde sua estreia em dezembro de 2021, os BDRs tiveram uma queda de cerca de 55%.

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

Mais notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *