quarta-feira, janeiro 22, 2025

Como o corte de produção de petróleo afeta as ações?

Ações / Mercado Financeiro Geral Outros

Em 5 de outubro de 2022, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) confirmou um corte de 2 milhões de barris por dia na produção de petróleo a partir de novembro. Essa foi a maior baixa na produção da commodity anunciada pela entidade desde abril de 2020, quando a pandemia começou, no ano de 2022. Já hoje em dia, em 2023, destacamos que em 02/04/2023 foi anunciado um novo corte surpresa na produção de petróleo anunciado pela Opep+.

Leia também: C6 Bank: o cliente está realmente seguro? – MeuIR – Notícias IR Bolsa

O corte na produção de petróleo é uma medida para manter os preços em alta mesmo com o aperto monetário nas economias desenvolvidas e equilibrar a oferta diante da queda na demanda causada pela recessão iminente nos Estados Unidos e Europa. Na época que isso ocorreu, lá em 2022, o preço do Brent subiu mais de 7% em menos de uma semana, alcançando US$ 94,86 nesta quinta-feira (6), após fechar setembro a US$ 87,96 o barril. Quando maior a demanda e menor a produção, será maior os preços.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

Leia também: Datafolha: Governo Lula mal começou e só tem 38% de aprovação – MeuIR – Notícias IR Bolsa

A decisão de cortar a produção de petróleo pela Opep+ pode ser vista de duas perspectivas. No lado macroeconômico, há preocupações com a inflação global, enquanto no micro, as petroleiras são favorecidas, inclusive as do Brasil. A perspectiva de preços mais altos no Brent melhora o cenário para as empresas do setor de petróleo em um momento em que parte do mercado estava começando a questionar se o ciclo de altas da commodities poderia estar próximo do fim. Para analistas, as petroleiras continuarão sendo boas opções de investimento. No entanto, a alta dos preços no mercado internacional pode pressionar a Petrobras a segurar os repasses ao consumidor final, o que causa preocupação entre os investidores.

No médio prazo, o impacto deste corte na oferta ainda é incerto e pode manter os preços em níveis muito próximos aos atuais, com o risco de voltarmos a preços de três dígitos se houver sinais de melhoria da demanda global e/ou uma redução significativa na oferta da Rússia.

Leia também: C6, Inter, Nubank e outros BC digitais; tem risco de quebrar? Tudo que você precisa saber até hoje sobre a recente crise – MeuIR – Notícias IR Bolsa

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

Moral da história

Se a produção de petróleo for menor no mundo, maior será a procura por ele, logo ações como de petrobras pode se favorecer quanto a isso no médio/curto prazo.

Isso não é recomendação de compra/venda de ativos!

Inscreva-se em nosso Newsletter!

Receba nossas recentes notícias antes que a grande massa. É gratuito!

Últimas notícias

Comentários

1 thought on “Como o corte de produção de petróleo afeta as ações?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *