A rede esportiva Centauro encerrou suas atividades em 10 unidades espalhadas pelo Brasil desde o início de janeiro de 2023. As duas últimas lojas a serem fechadas estavam localizadas em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nos shoppings Bourbon Country e Bourbon Walling, conforme relata o portal GZH.
O Grupo SBF, responsável pelo controle da Centauro e pela distribuição da Nike em todo o território nacional, explicou que os recentes fechamentos de lojas se devem ao baixo desempenho dessas unidades desde o fim da pandemia.
Leia também: Centauro: Dívida já acumula R$ 715 milhões; Quais riscos para os clientes? – MeuIR – Notícias IR Bolsa
“A Centauro confirma que fechou, em janeiro, as suas lojas no Bourbon Country e Bourbon Wallig em Porto Alegre, assim como outras 8 lojas no Brasil no período. Essas filiais tinham um modelo antigo e apresentavam um desempenho pós-pandemia sub-ótimo”, disse a empresa no comunicado.
“Revisar a estratégia de posicionamento nas regiões onde está presente e a rentabilidade individual de cada loja é um movimento natural no varejo”, completou.
Já a marca explicou que os fechamentos são parte de uma estratégia comercial para adequar a rede na região.
Agora, a Centauro está concentrada em reduzir despesas e aumentar seus lucros, com o objetivo de manter sua posição no mercado de artigos esportivos. A empresa afirma que, no momento, não há planos para a abertura de novas lojas.
Leia também: MGLU3: BB Investimentos Recomenda Ação Para Lucrar Na Próxima Semana; Leia
Mudanças nas unidades que mais vendem da Centauro
Em nota ao portal GZH, a empresa garantiu que não haverá novos encerramentos e que o Rio Grande do Sul continua sendo uma praça estratégica para a Centauro. Atualmente, a rede possui 11 lojas no estado, sete delas em Porto Alegre e na região metropolitana, além de atendimento via e-commerce.
Mercado Financeiro
A Centauro tem tomado medidas para se adaptar ao atual cenário econômico e manter sua fatia no mercado de artigos esportivos. A empresa, que enfrentou uma desvalorização de 60% em suas ações nos últimos 12 meses e de 30% neste ano, está buscando reduzir despesas e manter sua margem de lucro em um momento de juros elevados e desaceleração dos negócios.
Como parte dessas medidas, a empresa fechou oito lojas em diferentes regiões do país, incluindo duas em Porto Alegre. A queda nas vendas durante o segundo semestre de 2022 gerou preocupação entre os executivos da Centauro, e o lucro líquido do quarto trimestre caiu 78,5% em relação ao ano anterior, chegando a R$ 65 milhões.
As ações das Lojas Marisa, Tok&Stok e Americanas também continuam em queda, refletindo a instabilidade econômica que afeta várias empresas do país.
Leia também: Magazine Luiza (MGLU3): Balanço Patrimonial E Irregularidades Encontradas; Fato Relevante
Como surgiu a Centauro?
Fundada em 1981 por Sebastião Vicente Bomfim Filho em Belo Horizonte, a Centauro é a maior varejista de artigos esportivos da América Latina, com quase 200 unidades em todo o país. A empresa lançou seu aplicativo em 2015 para fortalecer suas vendas online, que já aconteciam por meio do seu site oficial.
Fonte: Centauro
Gostou de nosso conteúdo?
Inscreva-se no Telegram da MeuIR e não perca nenhuma notícia de última hora!
4 thoughts on “Centauro/SBFG3: acumula 10 lojas fechadas em 2023”