O título do Tesouro Direto é uma modalidade criada pelo governo que objetiva complementar a renda da aposentadoria; veja
A partir dessa segunda-feira (30) começará a ser vendido o novo programa do Tesouro Direto, o RendA+ (NTN-B1), para quem deseja acrescentar em sua aposentadoria previdenciária.
O título será corrigido anualmente pela inflação com acréscimo de taxa fixa, o que está previsto atualmente de acima 6% ao ano.
Na nova sugestão de investimento pelo governo, o investidor escolherá uma data para começar a receber os pagamentos da renda, que será paga por 20 anos ou 240 meses.
O Tesouro Direto já criou um simulador para o RendA+. A ferramenta permite que o investidor interessado informe o período que deseja se aposentar e quanto quer receber de renda extra, para saber quanto deverá aportar antes do prazo que o mesmo escolheu.
O investimento de renda fixa poderá ser adquirido através de bancos que o cliente possui acesso. É importante ressaltar que o RendA+ só poderá ser vendido após completar 60 dias da data de compra. Após esse prazo o papel normaliza a possuir liquidez diária como o padrão estabelecido pelo Tesouro Direto.
Qual valor mínimo?
Você poderá investir no RendA+ com o valor mínimo de R$ 30,00. A renda a receber vai depender de quantos títulos você escolherá até a data do prazo. O investidor poderá decidir se vai receber mensalmente ou de outro método, já que o mesmo poderá se interessar em usar a renda como forma de “gastos”.
Foi alegado que a remuneração da taxa, salvo inflação, dependerá de vários fatores econômicos e que pode mudar de acordo com a condição do país. Porém o percentual contratado no momento da compra ficará fixo até o vencimento, sem edições.
Imposto de Renda
O RendA+, assim como outros títulos do governo, terá uma taxa de imposto de renda de 22,5% para prazo até 180 dias, 20% entre 181 e 360 dias, de 17,5% entre 361 e 720 dias e 15% após esse prazo. Lembrando que o imposto é acima apenas do rendimento ganho.
Algumas informações transmitidas pelo Valor Econômico
Inscreva-se no Telegram da MeuIR Portal e não perca nenhuma notícia de última hora!