quarta-feira, janeiro 22, 2025

Recessão pode forçar EUA a cortar juros do país prematuramente

Ações / Mercado Financeiro Geral Outros

O aumento das taxas do Fed tem gerado dúvidas no mercado, uma vez que as taxas foram elevadas em 0,25%, chegando a quase 30% na manhã de quinta-feira, um aumento significativo em relação à semana passada, quando era inferior a 10%.

No entanto, há economistas que acreditam que uma recessão iminente nos Estados Unidos levará o Fed a reverter rapidamente sua trajetória. Os economistas do JPMorgan Asset Management, por exemplo, afirmaram em um relatório recente que o Federal Reserve poderia reduzir as taxas já em setembro.

O banco observou a crescente diferença entre as expectativas do mercado sobre um corte nas taxas e os comentários otimistas das autoridades do Fed. Eles afirmaram que o mercado está correto ao esperar cortes e que a inflação está muito alta, sendo necessária uma recessão para controlá-la.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

Além disso, o JP Morgan acredita que a turbulência no setor bancário dos EUA torna uma recessão ainda mais provável e, portanto, aconselha investir em títulos do Tesouro.

Essa perspectiva difere da posição estabelecida pelo Fed de que os cortes nas taxas não estão sendo considerados, assim como das declarações dos membros do Fed de que as taxas precisam permanecer altas por mais tempo.

Leia também: Ações da bolsa: analistas prevê small caps com ganhos acima da Selic para os próximos 12 meses – MeuIR – Notícias IR Bolsa

Quanto ao risco iminente do teto da dívida, o JP Morgan teme que outra onda de tensão no mercado ocorra antes que a questão seja resolvida. Eles não descartam a possibilidade de uma volatilidade semelhante à ocorrida em 2011, mas é difícil prever o momento exato em que isso acontecerá, se será nas próximas semanas ou um pouco mais tarde no verão.

Fontes: JPMorgan (NYSE:JPM) Asset Management

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

Mais notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *