A Petrobras anunciou que reduzirá o preço médio de venda do diesel para as distribuidoras em 9,9%, a partir de sábado, para adequar sua cotação às variáveis como câmbio e valor do petróleo e manter a competitividade com o produto importado.
A redução do preço médio nas refinarias será de 0,38 reais por litro, que pode amenizar o impacto inflacionário da mudança na cobrança do tributo estadual ICMS, prevista para 1º de maio.
Leia também: Taxa de Juros no Brasil: O que esperar da decisão do COPOM no dia 02/05? – MeuIR – Notícias IR Bolsa
Ainda segundo analistas, a Petrobras poderia ter reduzido mais o preço, já que os preços da empresa estão acima dos valores internacionais.
Especialistas afirmam que a Petrobras ainda tem espaço para reduzir mais o preço do diesel, mas a empresa mantém sua política de preços conectada ao mercado internacional e ao câmbio.
Porém, resta saber se essa política seria seguida caso as cotações no mercado externo estivessem subindo.
A assembleia de acionistas da Petrobras aprovou integrantes do novo Conselho de Administração da companhia sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o que segundo eles, poderá abrir caminho para novas estratégias prometidas em campanha e defendidas pelo CEO Jean Paul Prates.