Preparamos uma lista de 05 informações que são extremamente necessária para sua DIRPF com informações da Bolsa de Valores.
Inscreva-se no Telegram da MeuIR e não perca nenhuma notícia de última hora!
Todos os brasileiros que realizaram operações na bolsa de valores estão automaticamente fardados em fazer a sua declaração de Imposto de Renda. Isso não é um bicho de sete cabeças, afinal, é mais simples do que se imagina. Apesar da simplicidade de uma declaração, a realização da montagem do documento fiscal exige bastante cautela e conhecimento das regras da Receita Federal.
Por isso separamos os erros mais comuns na Declaração de Imposto de Renda para que você, leitor, possa ler e fixar na mente afim de que acrescente o seu conhecimento e não erre nas informações quando solicitadas.
- 5 erros principais na declaração de imposto de renda
1 – Não informar corretamente os resultados na bolsa de valores
O erro mais comum cometido ao contribuinte que realizará a declaração de Imposto de Renda sem ajuda de um profissional, é esquecer de informar os resultados do mercado financeiro (Ações, Opções, ETFs, FIIs e/ou Índices/Dólar/Futuro).
Após você possuir os resultados do mercado financeiro em suas mãos, deverá informar corretamente nos campos solicitados na declaração de Imposto de Renda. Atente-se no nome da ficha Renda Variável e nas operações mensais. Os fundos imobiliários (FIIs) deverão ser declarados na opção de “Operações, Fundos Invest. e Imobiliários” e as demais operações em ações e familiarizados deverão ser informadas corretamente na opção de “Operações Comuns/Day-trade”.
Não esqueça também de informar o valor da Darf paga.
Para possuir essas informações em mãos, o contribuinte deverá possuir um relatório com todas as informações do mercado financeiro, caso você não tenha, clique aqui e nós da MeuIR iremos ajudar você nessa situação!
Leia mais também:
Como funciona a tributação de Imposto de Renda nas operações da Bolsa de Valores
2 – Não informar criptomoedas
Quem investe em criptomoedas também deverá fazer a declaração de IR! A Receita Federal separou uma opção especialmente para a declaração dos cripto-ativos. A Receita Federal informa que, as criptomoedas devem ser informadas pelo valor de aquisição (compra) e não pelo valor de mercado.
A ficha para declaração de cripto-ativos é: “Bens e Direitos”, Grupo 8 – Criptoativos.
Lembrando que os ganhos de criptomoedas executados em vendas serão tributados se o valor exceder a R$35.000,00. Então alertamos, o valor de R$35.000,00 são em valor de vendas e não de lucros!
3 – Informar rendimento na ficha incorreta
Existe três tipos de rendimentos na declaração de IR, são eles: tributáveis (exemplo: salário/aluguel), tributação exclusiva (exemplo: juros sobre capitão próprio de ações, FIIs, etc) e não tributáveis (exemplo: rendimento da poupança ou dividendos de ativos do mercado financeiro).
Fique bastante atento para isso!
Caso precise informar os dividendos das ações ou fundos imobiliários (FIIs), será necessário detalhar corretamente os valores na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Leia mais também:
Como saber se devo algo para a Receita Federal, ou se meu CPF está Pendente de Regularização?
4 – Problemas de digitação
Por se tratar de um documento oficial, toda digitação deve ser amplamente correta e de fácil leitura. O responsável pela declaração deverá possuir extrema atenção de onde está informando os resultados e informações, afinal, uma simples vírgula poderá mudar todo rumo da sua tributação.
5 – Esquecer de informar investimentos/rendimentos isentos de Imposto de Renda
Algumas ações da Bolsa de Valores ainda possui isenção fiscal por motivos diversos. Se você é legível a tal isenção, não esqueça de declarar corretamente as informações como foi ensinado mais acima. Já a questão dos rendimentos isentos, separamos essa dica especialmente para obter atenção. É extremamente necessário informar os dividendos, pois além de ser isentos, são obrigatórios o fisco informativo. Caso você tenha recebido dividendos de ações, eles deverão ser declarados corretamente na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.
Gostou das dicas? Ficamos extremamente felizes em poder te ajudar! Caso você esteja com duvidas e/ou precisa de um contador/assessor para declarar seus resultados na bolsa de valores, clique aqui.