quarta-feira, janeiro 22, 2025

ITAÚ (ITUB3/ITUB4): lucro sobe 14,6%, supera expectativa e inadimplência está estável e pacífica

Geral

O Itaú Unibanco, que tem o ticker BVMF:ITUB4, divulgou hoje seu lucro líquido recorrente do primeiro trimestre, que aumentou 14,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, atingindo 8,435 bilhões de reais. Esse resultado está em linha com as expectativas do mercado e foi alcançado graças ao controle de custos e à estabilidade na inadimplência em comparação ao final do ano passado.

Embora tenha reduzido o número de agências e pontos de atendimento, o maior banco do país aumentou sua equipe em 862 funcionários no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. O Itaú Unibanco terminou março com 4.173 agências e pontos de atendimento, 42 unidades a menos em relação a março do ano anterior e 58 a menos em comparação a dezembro, quando possuía 4.231 agências. A base de caixas eletrônicos também diminuiu em 1.141 pontos.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

As outras despesas operacionais aumentaram 9,3% durante o período, totalizando 16,16 bilhões de reais. A carteira de crédito aumentou 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 1,153 trilhão de reais. O índice de inadimplência de operações vencidas há mais de 90 dias ficou em 2,9% em março, o mesmo nível registrado no final de 2022, mas acima dos 2,6% de um ano antes. Já o índice de inadimplência antecedente de operações vencidas entre 15 e 90 dias subiu de 2,3% no final de 2022 para 2,5% em março, que é a menor alta para um primeiro trimestre desde 2018.

Leia também: Haddad confirma que Gabriel Galípolo foi indicado para assumir cargo na diretoria do Banco Central – MeuIR – Notícias IR Bolsa

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

O “custo do crédito” aumentou 30,4% na comparação anual, para 9,1 bilhão de reais, no primeiro trimestre, com os descontos concedidos crescendo 56,1%, a 868 milhões de reais. O Itaú Unibanco explicou que essa variação ocorreu principalmente nos negócios de varejo no Brasil, com aumento da despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa em função da maior originação em produtos de crédito ao consumo e sem garantia. O Itaú encerrou março com uma margem financeira gerencial de 24,7 bilhões de reais, alta de 17,3% na comparação anual. O retorno recorrente sobre o patrimônio líquido consolidado subiu de 20,4% para 20,7% no período.

Leia também: Ações da bolsa: analistas prevê small caps com ganhos acima da Selic para os próximos 12 meses – MeuIR – Notícias IR Bolsa

Inscreva-se em nosso Newsletter!

Receba nossas recentes notícias antes que a grande massa. É gratuito!

Mais notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *