Se você é investidor e possui ações em sua carteira de investimentos, saiba que é importante incluí-las corretamente na declaração do Imposto de Renda. Pensando em facilitar o processo, a Receita Federal lançou um novo procedimento para a declaração de ações em bens e direitos. Confira agora como fazer a declaração passo a passo:
Passo 1: Acesse o programa da Receita Federal e vá para a seção “Bens e Direitos”.
Passo 2: Selecione a opção “Novo” e selecione “Grupo: Participações Societárias”. Coloque no Código a opção “01 – Ações”
Passo 3: Informe o número de ações que você possui na sua carteira de investimentos.
Passo 4: Em seguida, informe o nome da empresa emissora das ações.
Passo 5: Informe o valor de compra das ações. Caso você tenha comprado as ações em datas diferentes, é preciso incluir o valor médio ponderado.
Passo 6: Se você vendeu alguma ação durante o período de apuração, informe o valor de venda.
Passo 7: Caso você tenha recebido algum provento (dividendos, juros sobre capital próprio, etc.) das ações, é preciso informar o valor recebido na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
Leia mais: MGLU3: BB Investimentos recomenda ação para lucrar na próxima semana; leia
Lembre-se de que todas as informações prestadas devem ser precisas e verídicas. Em caso de dúvidas, a Receita Federal oferece atendimento ao contribuinte por meio do telefone 146 ou pelo site oficial.
Seguindo esses passos, você garante que a declaração das suas ações em bens e direitos seja feita corretamente, evitando erros e problemas futuros com a Receita Federal. Não se esqueça de que estar em dia com suas obrigações fiscais é fundamental para evitar transtornos.
Gostou de nosso conteúdo?
Inscreva-se no Telegram da MeuIR e não perca nenhuma notícia de última hora!