Novas datas para entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF)
O órgão responsável por recolher tributos financeiros no país, Receita Federal, informou na terça-feira (14/02), que, as declarações de imposto de renda da pessoa física sofreram prazos prorrogados, o que favorece de forma proporcional o bem do contribuinte.
O padrão da Receita Federal é disponibilizar o prazo para entrega da declaração de imposto de renda a partir da primeira semana de março e finalizar na última semana de abril, permitindo então, um prazo de aproximadamente dois meses para a entrega da declaração.
“como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes na declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados. A pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”. Relatou o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca.
Com a alteração da IRPF 2023 pela Receita Federal, o órgão poderá concluir seus objetivos primordiais, que, tem a intenção de permitir que desde o início do prazo da entrega os contribuintes possam utilizar a opção de declaração pré-preenchida, tendo tempo suficiente para edições e supervisões da declaração.
O novo prazo para a entrega da declaração de imposto de renda da pessoa física será 15 de março a 31 de maio, permitindo assim um prazo de quase um mês a mais do prazo anterior.
As novas regras da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 serão informadas em coletiva á imprensa, na data de 27 de fevereiro de 2023.
Com informações da Receita Federal.
Inscreva-se no Telegram da MeuIR e não perca nenhuma notícia de última hora!