quarta-feira, janeiro 22, 2025

IRB Brasil (IRBR3) concorda em pagar US$5 milhões para encerrar investigação sobre fraude em valores mobiliários

Ações / Mercado Financeiro Geral

O IRB Brasil Resseguros pagará US$5 milhões para encerrar investigação nos EUA sobre fraude em valores mobiliários, relacionada a uma notícia falsa de que a Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, teria feito um investimento significativo na empresa. O pagamento será destinado a investidores que venderam suas ações em 4 de março de 2020, menos de uma semana após a notícia falsa, afirma O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ). O Departamento de Justiça dos EUA acusou um ex-diretor financeiro do IRB, Fernando Passos, de ter plantado a história para sustentar o preço das ações. As ações do IRB subiram 6,7% após a notícia falsa, mas despencaram 43% quando a Berkshire negou a participação.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, o IRB Brasil concordou que as acusações de fraude em valores mobiliários são válidas e comprometeu-se a continuar aprimorando seus procedimentos de conformidade e ética. A empresa afirmou que o acordo não envolve o pagamento de multas ou outros valores relacionados aos fatos em questão, mas continuará a cooperar com o Departamento de Justiça e a melhorar seus controles internos, governança e conformidade.

Além disso, a empresa estará sujeita a monitoramento e relatórios periódicos por até três anos. Em 4 de março de 2020, o IRB anunciou a renúncia de seu presidente e CEO, José Carlos Cardoso, e de Passos, após a descoberta de irregularidades contábeis. Passos foi indiciado em um tribunal federal de Iowa em fevereiro de 2021, mas não compareceu ao tribunal. Jonathan Stempel e Kanishka Singh relataram a notícia em Nova York e Washington, respectivamente, enquanto Patrícia Vilas Boas adicionou informações em São Paulo.

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

Mais notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *