quarta-feira, janeiro 22, 2025

Haddad confirma que Gabriel Galípolo foi indicado para assumir cargo na diretoria do Banco Central

Geral

Nesta segunda-feira (8), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou os nomes indicados pelo governo para assumir as primeiras vagas abertas no Banco Central nesta administração. O atual Secretário-Executivo de Haddad, Gabriel Galípolo, será indicado para a Diretoria de Política Monetária e Ailton Aquino dos Santos, servidor, será indicado para a Diretoria de Fiscalização. Esses nomes serão encaminhados ao Senado Federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para passarem por sabatina e aprovados ou não.

Haddad afirmou que Galípolo possui sua confiança e a do presidente Lula. Durante a campanha eleitoral de 2022, o economista, que já presidiu o Banco Fator, atuou como importante interlocutor da campanha petista junto ao mercado financeiro. Segundo o ministro, uma das missões de Galípolo será a de “entrosar” as equipes da Fazenda e do Banco Central.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou nesta segunda-feira (8) que Gabriel Galípolo, atual secretário-executivo, será indicado pelo governo para a diretoria de Política Monetária do Banco Central. Ailton Aquino dos Santos foi escolhido para a diretoria de Fiscalização. Ambos os nomes passarão por sabatina no Senado Federal para aprovação.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

Haddad afirmou que Galípolo terá autonomia para cumprir as missões do Banco Central, mas com a responsabilidade de harmonizar a política fiscal e monetária para garantir crescimento com baixa inflação e justiça social. Haddad minimizou críticas à indicação de Galípolo e disse que ele é conhecido entre os economistas e coautor de todas as políticas públicas encaminhadas pela Fazenda ao Congresso Nacional na atual gestão. Para o cargo de secretário-executivo no Ministério da Fazenda, Haddad indicou Dario Durigan, que assumirá o posto caso a tramitação dos nomes no Senado ocorra sem problemas.

Qual a função dele?

O texto descreve as atribuições do diretor de Política Monetária e do diretor de Fiscalização no Banco Central. O diretor de Política Monetária é responsável por administrar os instrumentos das políticas monetária e cambial, com o objetivo de atingir a meta da Taxa Selic e preservar o regular funcionamento dos mercados. Ele também orienta tecnicamente a administração das reservas internacionais do país, a gestão do Sistema de Transferência de Reservas (STR) e do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), e a definição de políticas relacionadas a arranjos de pagamento, câmaras de compensação e outras infraestruturas do mercado financeiro.

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

Já o diretor de Fiscalização é responsável pela supervisão prudencial das instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional (SFN), incluindo o entendimento do modelo de negócios, a liquidez, a solvência e a viabilidade dessas instituições. Ele também monitora a estabilidade, eficiência, liquidez e solvência do SFN e das entidades supervisionadas pelo BC. Entre suas atribuições, ele representa o Banco Central no Comitê de Supervisão Bancária da Basileia em assuntos relacionados à área de Fiscalização, submete propostas de decretação de regime de resolução à Diretoria Colegiada do BC e coordena a elaboração do Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

Mais notícias

Comentários

3 thoughts on “Haddad confirma que Gabriel Galípolo foi indicado para assumir cargo na diretoria do Banco Central

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *