quarta-feira, janeiro 22, 2025

Datafolha: Governo Lula mal começou e só tem 38% de aprovação

Geral Outros

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º.abr.2023) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possui uma aprovação de 38% após três meses de governo. O levantamento também mostra que a taxa de reprovação é de 29%.

Inscreva-se em nosso Newsletter!


Receba nossas notícias pelo whatsapp antes que a grande massa. É gratuito!

De acordo com pesquisa divulgada neste sábado (1º.abr), apenas 38% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, enquanto 30% avaliam como regular e 29% como ruim ou péssimo. Ainda segundo o levantamento realizado pelo Datafolha, que ouviu 2.028 pessoas acima de 16 anos em 126 cidades brasileiras nos dias 29 e 30 de março, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, a aprovação do governo Lula nos primeiros três meses é inferior às registradas pelo mesmo instituto no mesmo período dos mandatos anteriores do presidente.

Leia também: C6, Inter, Nubank e outros BC digitais; tem risco de quebrar? Tudo que você precisa saber até hoje sobre a recente crise – MeuIR – Notícias IR Bolsa

Leia mais: C6 Bank: Prejuízo de R$ 2,2 bi é registrado em 2022 – MeuIR – Notícias IR Bolsa

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (1º.abr), 38% dos entrevistados avaliaram o governo de Luiz Inácio Lula da Silva como ótimo ou bom, enquanto 30% consideraram como regular e 29% como ruim ou péssimo. A pesquisa foi conduzida presencialmente com 2.028 pessoas acima de 16 anos em 126 cidades brasileiras nos dias 29 e 30 de março, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No entanto, a aprovação nos primeiros três meses do novo governo Lula é menor do que a registrada pelo Datafolha no mesmo período do início dos mandatos anteriores do petista. Em seus primeiros 90 dias em 2003, Lula era aprovado por 43% dos entrevistados e reprovado por 10%. Em 2007, o percentual dos que consideravam o governo ótimo ou bom era de 48%, enquanto os que achavam a gestão ruim ou péssima somavam 14%.

A pesquisa também mostrou que a avaliação positiva de Lula é mais forte entre os nordestinos, com 53% de ótimo e bom, enquanto a pior avaliação está entre os moradores do Sul, com apenas 29% de aprovação, evangélicos (28%) e pessoas mais ricas (30%).

Segundo a pesquisa divulgada neste sábado (1º.abr) pelo Datafolha, a maioria dos entrevistados (51%) avalia que Lula realizou menos do que o esperado nos seus primeiros três meses de governo. Enquanto 18% afirmam que o presidente superou suas expectativas, 25% disseram que ele atendeu às suas expectativas. Outras respostas somam 2% e 4% não souberam responder. Quanto à perspectiva de governo, metade (50%) dos entrevistados acredita que Lula fará uma gestão ótima ou boa, enquanto 27% consideram que a gestão será regular e 21% preveem uma gestão ruim ou péssima. Apenas 1% dos entrevistados não soube responder. Em relação às promessas de campanha, 28% dos entrevistados acreditam que Lula irá cumprir a maioria, enquanto 50% acreditam que ele irá realizar parte delas, mas não a maioria. Já 21% dos entrevistados afirmaram que o presidente não irá cumprir nenhuma promessa, enquanto 1% não soube responder.

Está precisando de um contador para DIRPF e renda variável? Me mande mensagem, sou O Contador da Bolsa, clique aqui. Também ajudamos tirando dúvidas e passando dicas.

No dia 1º de fevereiro, foi divulgada uma pesquisa realizada pelo PoderData que mostrou que Lula, após um mês no cargo, começou seu novo mandato como o terceiro presidente mais rejeitado desde o retorno das eleições diretas no Brasil. De acordo com a pesquisa, 35% dos eleitores consideraram seu governo como “ruim” ou “péssimo”. Somente Dilma Rousseff (PT) em 2015 (no segundo mandato) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1999 (também no segundo mandato) tiveram maior rejeição do que Lula, sendo rejeitados por 44% e 36% dos eleitores, respectivamente, nos primeiros meses de cada governo. Em comparação, Bolsonaro era avaliado como “ótimo” ou “bom” por 39% dos eleitores em seu segundo mês de mandato, com apenas 19% o considerando como “ruim” ou “péssimo”. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, por meio de ligações para celulares e telefones fixos, com 2.500 entrevistados em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Para alcançar as 2.500 entrevistas que representassem proporcionalmente (de acordo com a sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData realizou dezenas de milhares de telefonemas.

Mais notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *